EE NEWTON CAMARA LEAL BARROS
ENSINO MÉDIO INTEGRAL
Avaliação Parcial -
2°Bimestre - Disciplina: Filosofia -
Prof. Alex (0,5 cada acerto)
Aluno
(a):_________________________________
N°______
Série:_______ Data:
____/_____/______
1. Leia o
fragmento a seguir:
“Tudo o que existe, seja humano, animal ou vegetal é o
que é por ser ou conter o úmido. Quando a umidade desaparece o ser deixa de
existir. Logo, o elemento que se encontra constantemente presente na vida é a
água”. (Tales de Mileto)
O texto acima se refere a que período da história da
Filosofia? Justifique.
2. Aristóteles,
sistematizador da filosofia, classificou as ciências em produtivas
(conhecimento que tem como finalidade a produção de um objeto ou de uma obra,
como a Arquitetura, a Escultura, a Poesia, a Medicina); práticas
(aquelas que estudam as ações humanas em relação ao próprio ser humano, como a
Ética e a Política); e teoréticas, contemplativas ou teóricas (aquelas
que estudam as coisas que não são feitas pelo homem; entre essas ciências estão
a Biologia, a Física e a Matemática).
Elabore um esquema
com a classificação que Aristóteles fez das ciências.
3. Leia as
questões abaixo:
Porque
chove?
O que é o
trovão?
De onde vem
o relâmpago?
Por que
crescem as plantas?
Por que cai
a noite e a seguir vem o dia de novo?
O que são
as estrelas?
As questões
acima foram feitas por filósofos de um determinado período da história da
filosofia. Qual? Justifique.
4. “Assim, me
parece que, ao discutir os problemas naturais (fazer
ciência), não se deveria partir da autoridade das passagens da
Sagrada Escritura (Bíblia), mas sim da experiência dos sentidos e das
demonstrações necessárias. Assim, se as Escrituras dizem coisas que diferem
muito da verdade, a natureza, pelo contrário, obedece às leis que lhe são
impostas sem se preocupar se estão ao alcance das nossas capacidades humanas”.
O texto
acima traz uma reflexão importante sobre o início de um período revolucionário
da história da Filosofia. Identifique qual e justifique.
5. No filme
“Inteligência Artificial”, de Steven Spielberg, o garoto-robô David é
programado para amar. No decorrer da história, sofre com os conflitos que
surgem entre ele e a família que o adotou, pois ele leva às últimas
consequências o desejo de se tornar humano, para ser amado. O assunto desse
filme poderia ser refletido por filósofos da:
A)
Filosofia Medieval, pois fala do amor entre os seres humanos.
B)
Filosofia Moderna, pois fala de como a ciência pode aproximar o ser humano das
máquinas, sem que surjam problemas.
C)
Filosofia Contemporânea, pois serve para pensar sobre os problemas que ocorrem
quando o homem quer humanizar a máquina.
D)
Filosofia Antiga, pois trata de conflitos humanos que, desde a Antiguidade,
fazem parte dos relacionamentos.
6. “Os seres
humanos são seres racionais. Para que sejam racionais, os humanos devem ter
livre-arbítrio. Isso significa que devem ser capazes de escolher entre o bem e
o mal. Os humanos podem, portanto, agir bem ou mal. Deus não é a origem do
mal”. (Santo Agostinho)
O fragmento
acima trata da “origem do mal”, uma das questões tratadas num determinado
período da história da Filosofia. O assunto refletido no texto pertence a:
A)
Filosofia Contemporânea, pois reflete sobre o bem e o mal da atualidade.
B)
Filosofia Antiga, pois afirma Deus como a origem de tudo.
C)
Filosofia Moderna, pois afirma a racionalidade humana acima de tudo.
D)
Filosofia Medieval, pois trata daquilo que é de Deus, bem como o que é próprio
do homem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário