quarta-feira, 25 de março de 2020

FILOSOFIA ANTIGA: Os Pré- Socráticos



Os primeiros filósofos

A grande aventura intelectual dos gregos não começou propriamente na Grécia continental, mas nas colônias da Jônia e da Magna Grécia, onde florescia o comércio. Os primeiros filósofos viveram por volta dos séculos VII e VI a.C. e, mais tarde, foram classificados como pré-socráticos, quando a divisão da filosofia grega centralizou-se na figura de Sócrates.
Os escritos dos filósofos pré-socráticos desapareceram com o tempo, e só nos restaram alguns fragmentos ou referências de filósofos posteriores. Sabemos que geralmente escreviam em prosa, abandonando a forma poética característica das formas epopeias, dos relatos míticos.


Principais problemas (Questões filosóficas)
           
            Os primeiros filósofos ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensamento mítico. Os principais problemas filosóficos tratados foram:
- A origem dos fenômenos da natureza e das coisas.

- A relação do homem com a natureza que o rodeia.


São os primeiros pensadores e centraram a atenção na natureza, chamados de filósofos da:
physis (natureza);

kosmo (ordem);

arché (princípio);

lógos (razão)

Tales de Mileto
Esses filósofos pretendiam entender de maneira física e racional o mundo em que viviam, o cosmo (physis), buscando o elemento primeiro (arché), aquele que é responsável por dar origem a todas as coisas, deixando de lado respostas míticas e religiosas. Suas explicações, portanto, eram embasadas na razão (lógos). O primeiro a realizar essa forma de questionamento e a respondê-lo de maneira racional foi TALES DE MILETO (623-546 a.C.), dando como resposta para o fundamento de tudo a água (arché), que estaria ligada à vida e seria o elemento que está em todas as coisas.


Compreendendo a Arché (pronuncia-se arké)

A investigação empreendida pelos pensadores Pré-Socráticos caracterizou-se principalmente pela busca da arché, a origem, o começo. Dentre os objetivos desses primeiros filósofos, destaca-se a construção de uma cosmologia - explicação racional e sistemática das características do universo - que substituísse a antiga cosmogonia - explicação sobre a origem do universo baseada nos mitos. Assim, com base na razão e não na mitologia, os primeiros filósofos gregos tentaram encontrar o princípio substancial ou substância primordial (arché, em grego) existente em todos os seres, a "matéria-prima" de que são feitas todas as coisas.

Principais filósofos das Escolas Pré-Socráticas

Segundo o foco e o local de desenvolvimento da filosofia, o período pré-socrático está dividido em Escolas ou Correntes de pensamento, a saber:


Escola Jônica: desenvolvida na colônia grega Jônia, na Ásia Menor (atual Turquia), seus principais representantes são:


Tales de Mileto (arché = água)
Anaxímenes de Mileto (arché = o ar),

Anaximandro de Mileto (arché = ápeiron “indeterminado)

Heráclito de Éfeso (arché = fogo).

  
Escola Pitagórica: também chamada de "Escola Itálica", foi desenvolvida no sul da Itália, e recebe esse nome posto que seu principal representante foi:
Pitágoras de Samos (arché = número).

Escola Eleática: desenvolvida no sul da Itália, sendo seus principais representantes:

Parmênides de Eléia e

Zenão de Eléia (arché = o Ser)


Escola Atomista: também chamada de “Atomismo”, foi desenvolvida na região da Trácia, sendo seus principais representantes:

Demócrito de Abdera e Leucipo de Abdera (arché = o átomo) Átomo quer dizer não-divisível


ATIVIDADE PARA COMPREENDER MELHOR (Responder no caderno)

1- Como os filósofo pré-socráticos também podem ser chamados?
2- O que é physislogosarché e cosmo?
3- O que buscavam os filósofos pré-socráticos?
4- Quem foi considerado o primeiro filósofo? Quais eram seus questionamentos? Qual resposta ele encontrou para os seus questionamentos?
5- O que significa dizer que os filósofos Pré-Socráticos tentaram substituir a antiga cosmogonia por uma cosmologia?



Referência Bibliográfica:
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 4ªed. São Paulo: Moderna, 2009.
COTRIM, Gilberto. FERNANDES, Mirna. Fundamento de Filosofia4ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2016. (p.208 - 215).
GALLO, Silvio. Filosofia: Experiência do pensamento. 2ª Ed. São Paulo: Scipione, 2016 (p.14 – 16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário