quinta-feira, 26 de março de 2020

Aristóteles: Somos todos políticos

Acrópole de Atenas
O Homem não vive sem a Pólis

Aristóteles (384-322 a.C.) dedicou boa parte de sua obra ao estudo de como o ser humano pode ser feliz vivendo em sociedade. “O homem”, afirma Aristóteles em A Política, “é naturalmente um animal político”. Político deve ser entendido como “participante da polis”. Em outras palavras, para esse filósofo um indivíduo vivendo sozinho é inconcebível: um homem absolutamente solitário ou auto-suficiente deixaria de ser homem – seria um deus ou um bruto, nas palavras de Aristóteles – ou simplesmente não sobreviveria.

A obra A Política é considerada um dos primeiros tratados sistemáticos sobre a arte e a ciência de governar a polis e, portanto, da filosofia política. Foi devido a essa obra clássica que o termo política se firmou nas línguas ocidentais.

Política como continuação da ética

Aristóteles entendia a política como uma “continuação” da ética, só que aplicada à vida pública. Assim, depois de refletir, em Ética a Nicômaco, sobre o modo de vida que conduz à felicidade humana, o filósofo investigou em A Política as instituições públicas e as formas de governo capazes de propiciar uma maneira melhor de viver em sociedade. Aristóteles considerava essa investigação fundamental, pois, para ele, a cidade (a pólis) constitui uma criação natural e o ser humano também é, por natureza, um animal social e político.

O conceito grego de política como esfera de realização do bem comum tornou-se clássico e permanece até os nossos dias, mesmo que seja como um ideal a ser alcançado.

Aristóteles também entende que a cidade tem precedência (vem antes) sobre cada um dos indivíduos, pois, isoladamente, o indivíduo não é autossuficiente, e a falta de um indivíduo não destrói a cidade. Assim, afirmou: “o todo deve necessariamente ter precedência sobre as partes” (A Política, p.15).

É por isso que para o filósofo a política é uma continuidade da ética, ou melhor, a ética é entendida como uma parte da política. A ética dirige-se ao bem individual, enquanto a política volta-se para o bem comum, constituindo-se também em meio necessário ao bem-estar pessoal.

A Pólis deve promover o bem comum

A pólis era para Aristóteles a melhor organização social possível, desde que fosse regida por critérios justos, que visassem ao bem comum. Para entender como o filósofo julgava ser possível determinar esses critérios, ele classificava a ética e a política como ciências práticas, que tinham a finalidade de aperfeiçoar o ser humano. A aplicação dessas ciências leva o desenvolvimento do ser humano na direção de uma existência melhor. 

O filósofo definia a ética como a ciência que trata do caráter e da conduta dos indivíduos, e a política como os estudos que regem a existência dos homens vivendo numa comunidade, no caso a pólis. O homem feliz era aquele que praticava incessantemente a virtude, sempre aperfeiçoando o seu caráter. Esse seria o campo específico da ética. No entanto, a conduta justa do indivíduo só teria sentido dentro da vida em sociedade.

Por isso, a política seria tão importante: para que o indivíduo possa ser virtuoso (ético e, portanto, feliz), é necessário haver uma organização política favorável para que essa finalidade seja atingida. Qual é ela? Para Aristóteles, é a pólis governada democraticamente, na qual todos os cidadãos façam parte de uma grande assembléia que governa a cidade, determinando seus destinos e redigindo leis que garantam uma existência digna para seus habitantes. 

É interessante relatar, finalmente, que esse filósofo estimava que, por meio da política, todos os homens livres teriam iguais condições de distinguir o que é bom, através do diálogo com os outros e, assim, determinar as normas mais adequadas para a vida em sociedade.

REFLITA E RESPONDA:
1.      A base do pensamento político de Aristóteles é a afirmação de que o ser humano é por natureza um animal político. Como ele chegou a tal conclusão?
2.      Por que a política seria uma continuação da ética, segundo Aristóteles? Explique.
3.  Conforme o pensamento aristotélico, você considera ultrapassada a idéia de política como realização do bem comum ou esse propósito ideal ainda é válido hoje? Dê sua opinião.
4.    Aristóteles é um filósofo que valoriza a democracia. Que parte do texto pode ser usada para justificar essa ideia?
5.   Faça uma relação entre ética, política e felicidade, conforme a filosofia aristotélica.



Referências Bibliográficas:

ARISTÓTELES. A Política. Brasília: UnB, 1985.
CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. São Paulo: Atual, 2002.
COTRIM, Gilberto; FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. 4ªed. São Paulo: Saraiva, 2016.

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